Monte uma enquete na web com o SurveyMonkey – Veja como usar o serviço para criar questionários online

O retorno (feedback) recebido de outras pessoas é uma das melhores maneiras de aprimorar um projeto pessoal ou de grupo. E um dos métodos mais usados para obter esse feedback está no uso de enquetes.

Existem diversos serviços online que tornaram o procedimento de elaborar enquetes mais rápido e eficiente. Por meio desses serviços é possível customizar os questionários, editá-los rapidamente e publicá-los em sites.

Um dos sites mais populares nessa área é o SurveyMonkey. A seguir,  mostro como usar a versão básica do serviço, que tem limitações de 10 perguntas e 100 respostas. O serviço tem uma versão paga, com mais recursos.

1 – Inscreva-se no plano básico

A primeira coisa a ser feita é inscrever-se no site http://pt.surveymonkey.com. Existem três maneiras de se fazer isto: por meio de um novo cadastro, de uma conta do Facebook ou do Google. Escolha a opção mais apropriada.

Reprodução

2 – Crie a enquete ou carregue uma pré-existente

Após efetuar a inscrição, clique no ícone verde “+Criar questionário” no canto superior direito.

Reprodução

Agora escolha um título para o questionário a ser criado ou selecione um dos modelos pré-existentes. Nas versões pagas do SurveyMonkey há muito mais opções de enquetes prontas. Clique em “Continuar”.

3 – Insira e edite as perguntas

A página seguinte é o painel de controle da enquete. O gerenciamento da enquete é feito por meio das abas “Criar questionário”, “Colete respostas” e “Analise resultados”. Gaste alguns minutos para se familiarizar com a interface.

Reprodução

Depois disso, vamos começar a elaborar o questionário da seguinte maneira:

1. No menu lateral “Editar questionário”, da aba “Criar questionário”, escolha a aparência desejada. A opção “Criar tema personalizado” somente está disponível nas versões pagas;

2. Neste exemplo será feito uma enquete de somente uma página. Caso queira dividir as perguntas em mais páginas clique em “+Adicionar página”;

3. Clique em “Editar opções da página” e insira um nome e descrição para a página;

Reprodução

4. Clique em “Adicionar questão” e escolha o tipo desejado;

5. Digite a pergunta e escolha as opções de formatação mais adequadas para a elaboração de um questionário eficiente. Ao término, clique em “Salvar alterações”. Repita os passos 4 e 5 para adicionar outras questões.

6. Depois de digitar as questões, clique em “Visualizar questionário” no canto superior direito e verifique se a enquete está conforme esperado.

7. No menu lateral “Opções de questionário” da aba “Criar questionário” existem ainda algumas opções de design de questionário. Neste submenu é possível desde optar por numeração das páginas até alterar o nome dos botões anterior/próximo. Verifique todas as opções para ver se alguma é interessante no seu caso.

4 – Colete as respostas da enquete

Feito o questionário, é hora de realizar a pesquisa. Clique na aba “Colete respostas” e escolha um dos métodos de transmissão para enviar a enquete para até 100 pessoas.

Caso tenha que realizar a pesquisa com alguém que não possua internet use a opção do menu lateral “Entrada manual de dados”.

Reprodução

5 – Analise os resultados

Quando começar a receber os resultados da enquete veja o resumo do retorno na aba “Analise resultados”. Nesta página de feedback do evento é possível ver, entre outros dados, a estatística de repostas referentes a cada pergunta do questionário, bem como quantos questionários foram iniciados e finalizados.

FONTE: http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2011/04/01/monte+uma+enquete+na+web+com+o+surveymonkey+10393956.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*
Website