Nível: Avançado
Aplicativos necessários: Adobe Photoshop e
Meta Mesh Patterns (Pack 1)
Número de passos: 33

Cansou da mesmice? Cansou daquelas fotos sem vida? Então chegou a hora de mudar isso. Usando efeitos de luz e de cor, você pode deixar suas fotos com um ar mais vivo e também com movimento. É muito comum ver esses efeitos quando o assunto principal mistura noite, dança e música, por exemplo.

Este tutorial usa a imagem de uma mulher sozinha, mas você pode escolher fotos com mais pessoas ou mesmo com alguns objetos. Aproveite também para, depois de seguir o tutorial, tentar mexer nas configurações e trocar os lugares dos efeitos, personalizando-o ao seu gosto. A escolha é sua, então, mãos à obra!

Imagem final (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Imagem final

Passo 1. Abra a imagem que você quer aplicar o efeito. Copie o conteúdo da imagem (Ctrl+A) e cole em um novo documento com as mesmas dimensões.

Passo 2. Na nova imagem, remova o fundo da imagem usando a sua ferramenta preferida. Pode ser a “Pen Tool” (P), a “Magic Wand Tool” (W) ou a “Magnetic Lasso” (L).

Passo 3. Preencha a camada de fundo com a cor preta.

Imagem recortada e fundo preto (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Imagem recortada e fundo preto

Passo 4. Crie uma nova camada, deixe-a abaixo da camada da foto e selecione a ferramenta “Brush Tool” (B) com as bordas suaves.

Passo 5. Contorne o corpo com a “Brush Tool” em cores distintas.

Brush Tool (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Brush Tool
Smudge Tool (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Smudge Tool

Passo 6. Crie uma nova camada, coloque-a abaixo da imagem e selecione novamente a “Brush Tool” (B), dessa vez com a cor branca e opacidade de 20%. Use o pincel sobre a as cores da camada abaixo.

Passo 7. Na mesma camada, selecione a “Smudge Tool” e distorça um pouco o preenchimento branco, para dar impressão de movimento.

Smudge Tool sobre a imagem (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Smudge Tool sobre a imagem

Passo 8. Agora vamos adicionar um padrão (Pattern) ao fundo. Mas antes é preciso baixar gratuitamente o Metal Mesh Patterns (autor Axertion) no site deviantART.

Passo 9. Abra o arquivo .zip e extraia o arquivo “Meta Mesh Patterns (pack 1) – by Axertion.pat” para a pasta Arquivos de Programas\Adobe\Adobe Photoshop X\Presets\Patterns (Adobe Photoshop X depende da versão instalada do Photoshop).

Passo 10. Crie uma nova camada abaixo da imagem principal, preencha com a cor branca e deixe o “Fill” em 0% (no painel de camadas).

Passo 11. Adicione o padrão (Pattern Overlay) no botão “Add layer style”, também no painel de camadas.

Passo 12. Clique nos padrões existentes, depois na flechinha e selecione “Load Pattern”. Busque o arquivo que você extraiu e selecione. Na sequência os novos padrões aparecerão.

Passo 13. Escolha um deles, selecione “Overlay” no “Blend Mode”, deixe a opacidade em 50% e escolha a escala que ficar melhor de acordo com o tamanho da imagem.

Pattern Overlay (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Pattern Overlay

Passo 14. Crie uma nova camada abaixo da imagem principal e preencha com a cor #FFFFE0.

Fill (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Fill

Passo 15. Adicione uma camada de máscara (Add Layer Mask) no painel de camadas.

Passo 16. Selecione a “Brush Tool” (B), dessa vez com um pincel sólido e opacidade em 100%. Faça alguns desenhos, deixando áreas sem preenchimento.

Brush Tool e Mask (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Brush Tool e Mask

Passo 17. Deixe o “Fill” desta camada em 10%.

Passo 18. Crie uma camada acima, selecione esta e a camada anterior e mescle as duas (Merge Down) usando Ctrl+E.

Passo 19. Insira novamente uma máscara (Add Layer Mask).

Passo 20. Selecione a “Brush Tool” (B), com pincel suave e opacidade de 50%. Passe o pincel nas áreas mais claras para suavizar.

Mask e Fill (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Mask e Fill
Curves (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Curves

Passo 21. Crie uma camada de ajuste (Add new fill or adjustment layer) e clique em “Curves” para fazer pequenas correções de cor.

Passo 22. Crie uma nova camada e selecione a “Brush Tool” (B) em cor branca, bem fina, sólida e opacidade 100%. Na sequência faça vários rabiscos em linha reta (pressionando a tecla Shift).

Linhas (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Linhas

Passo 23. Adicione efeitos na camada (Add Layer Style) e escolha “Drop Shadow”.

Passo 24. No campo “Blend Mode”, escolha “Hard Light”. Opacidade deixe 100%, defina o ângulo, com “Distance” e “Spread” em 0, e “Size” em 5 px.

Drop Shadow (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Drop Shadow

Passo 25. Acima do “Drop Shadow”, acesse “Blending Options: Default” e mude o “Blend Mode” para “Soft Light”.

Passo 26. Crie uma nova camada e novamente faça rabiscos com a “Brush Tool” (B), mas dessa vez somente em linhas retas na horizontal.

Linhas horizontais (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Linhas horizontais

Passo 27. Aplique os mesmos efeitos das linhas anteriores, só que dessa vez o “Blend Mode” no “Blending Options: Default” deve ser “Overlay”.

Overlay (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Overlay

Passo 28. Crie uma camada acima e preencha o fundo com a cor preta.

Passo 29. Aplique o filtro “Lens Fare”, no menu “Filter” > “Render”.

Lens Fare (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Lens Fare

Passo 30. Clique com o botão direito na camada e selecione “Blending Options” e mude o “Blend Mode” para “Linear Dodge”.

Passo 31. Crie uma camada de ajuste (Add new fill or adjustment layer) e clique em “Curves” para deixar as cores mais vivas.

Passo 32. Antes de finalizar, é hora de dar vida à personagem. Para isso, na camada da imagem principal, adicione efeitos na camada (Add Layer Style) e escolha “Drop Shadow”.

Passo 33. Mude a cor para branco e “Blend Mode” para “Normal”. Escolha a direção e outras opções que se adaptem melhor à imagem.

Drop Shadow (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Drop Shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*
Website