Ao pedido de um grande amigo o pastor Henrique Pereira, desenvolvi o visual e um site para a Igreja de Nova Vida em Patronato, ao desenvolver percebi que seria grande a quantidade de informações e que eles estariam postando eventos, cultos, festas e muitas fotos no site… Pensando na necessidade de automatizar a inclusão de conteúdos, facilidades como agendas, galerias fotográficas e outros, decidi conhecer o JOOMLA…

Um pouco mais sobre o JOOMLA…

Seja qual a razão de você ter chegado aqui, no mínimo tem interesse em opensource , em CMS e mais especificamente, no Joomla. Se chegou aqui por acaso considere-se com sorte pois acaba de descobrir uma das ferramentas da web mais interessantes do momento. O objetivo deste pequeno artigo é o de fornecer uma visão geral do que vem a ser o Joomla, sem ter nenhuma pretensão de entrar em detalhes técnicos ou de instalação (para isso, procure ler algum tutorial de instalação e customização do Joomla).

Assim como outros CMS, o Joomla ajuda a resolver um problema muito comum, que é o custo de se criar e manter um web site ou web portal razoavelmente complexo, repleto de recursos e conteúdo e que tem que ser mantido por várias pessoas com pouco ou nenhum conhecimento técnico. A forma tradicional de se produzir um website ou web portal é a de se utilizar uma equipe de designers e programadores para construir o site e publicar o conteúdo. Os autores e editores de conteúdo ficam na dependência do pessoal técnico para conseguir publicar seu material no dia a dia. Acrescentar novos recursos envolve bastante tempo e dinheiro. O Joomla e outros CMS foram criados para ajudar a aliviar este problema.

CMS é um acrônimo para Content Management System ou Sistema Gerenciador de Conteúdo. Atualmente o emprego mais popular desta sigla se refere especificamente ao gerenciamento de conteúdo web. Um CMS serve para ajudar você a criar um web site ou um web portal de forma rápida e eficiente. Até mais importante, serve para ajudar a publicar e administrar conteúdo web mais facilmente, inclusive por pessoas não técnicas – tudo isso à partir de uma “base” já pronta.

Então um CMS é um modelo de website já pronto?”
Podemos dizer que um CMS é um framework, “um esqueleto” de website/portal pré-programado, com recursos básicos e de manutenção e administração já prontamente disponíveis. É algo muito mais sofisticado do que um “modelo de website”, pois é um sistema que permite a criação, armazenamento e administração de conteúdo web de forma dinâmica, através de uma interface de usuário via web, não um mero conjunto de páginas HTML estáticas. Obviamente a aparência de um website criado com um CMS é customizável, através da utilização de templates (estes sim “modelos visuais” de website), que podem ser facilmente substituídos.

E agora voltando a Igreja…

Foi justamente através desta facilidade e do pouco orçamento desprendido, acabei conhecendo o sistema e ficando muito admirado. Abaixo eu coloco neste post o resultado final do sistema personalizado já com logomarca cores e layout já editado pelos próprios membros da igreja que receberam seu usuário e senha para  administrarem o site.

Veja abaixo, o joomla realmente é impressionante em visual e faciliade de trabalho, em apenas 1 ou 2 horas já tinhamos agenda, calendário, Lightbox para galeria de imagens, fale conosco… e muitos formulários que a igreja tem usado.

Visite www.invpatronato.com.br para ver mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*
Website