Tela de um sistema em Clipper rodando no command.

Clipper é uma linguagem de programação criada aproximadamente em 1985, sendo uma linguagem de alto nível, com diversos recursos tanto para profissionais como para iniciantes. Considerada por muitos uma das melhores linguagens de programação devido tanto a seus recursos para programadores como o resultado (programas velozes) para os usuários. Embora hoje com a programação orientada a objetos e outros detalhes, deixem o Clipper para muitos obsoleto.

O nome Clipper deriva da embarcação com o mesmo nome (veleiro que navega rapidamente nos mares).

Embora seja considerada uma linguagem obsoleta, esta linguagem ganhou muitos adeptos desde a sua criação. Hoje os “clipeiros” – como são chamados os simpatizantes da linguagem Clipper – buscam e desenvolvem ferramentas que se adpatam ao ambiente gráfico. Com apenas algumas pequenas mudanças é possível hoje desenvolver um Sistema com a linguagem Clipper com um visual semelhante a um programa com objetos, janelas, imagens e efeitos gráficos.

Com a era do Software Livre, estão aparecendo muitas colaborações como o Projeto Harbour, fazendo com que um Sistema desenvolvido em linguagem Clipper não sofra muitas modificações para se tornar um sistema de ambiente gráfico.

Exemplos de código

? “Hello world!”

USE kunden SHARED NEW
cls
@ 1, 0 SAY “KdNr ” GET kunden->kdnr PICT “999999” VALID kdnr > 0
@ 3, 0 SAY “Name ” GET kunden->name VALID !empty(kunden->name)
@ 4, 0 SAY “Adresse” GET kunden->adresse
READ

Se deseja saber mais sobre o CLipper aprenda tudo aqui: http://www.pctoledo.com.br/forum/index.php?sid=20ff24ad092bf4139056448e9dac440e

Se você quer aprender clipper, mesmo que este linguagem esteja obsoleta e ultrapassada por sistema web hoje em dia. Aprenda no rio de Janeiro em:

INSTITUTO DENVER

CURSO DE PROGRAMAÇÃO CLIPPER 5.2

http://www.institutodenver.com.br/curso-programador.html

Este post, foi feito especialmente para atender uma de nossas leitoras.

Mas fica a Dica, aprenda MYSQL / PHP / ASPX que você vai se dar muito melhor do que com o Clipper a não ser que seja um necessidade específica de sua carreira.

abraços…

Sabino Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*
Website