umores sobre um evento da filial japonesa da Sony acabaram se provando reais, e aPlayStation Meeting 2011 aconteceu no dia 27 de janeiro. Os mesmos rumores diziam que finalmente seria lançado o sucessor do PlayStation Portátil, o PSP2. E mais uma vez, eles estavam certos, pois a Sony apresentou o tão esperado console portátil, por enquanto apelidado de NGP (Next Generation Portable).

PlayStation Portátil 2, ou NGP (Foto: Divulgação)
PlayStation Portátil 2, ou NGP (Foto: Divulgação)

O portátil foi mostrado esta noite, em Tóquio, e mais informações sobre suas configurações foram confirmadas. Uma tela OLED de 5 polegadas, conexões 3G, Wi-Fi e GPS, câmeras na parte da frente e de trás, aplicativo de Realidade Aumentada, um giroscópio para detectar movimentos de inclinação, como o SixAxis; acelerômetro para detectar movimentos de impulso e até uma bússola eletrônica.

Mas a principal mudança que deve chamar a atenção do jogador é a presença de dois discos analógicos, um em cada lado do aparelho, concedendo aos gamers um controle “Dual Analog” integrado, o qual fez muita falta no PSP original.

Parte traseira do NGP (Foto: Divulgação)
Parte traseira do NGP (Foto: Divulgação)

Outra novidade muito curiosa é a presença de um painel sensível ao toque. Sim, um painel, não a tela. Há uma área atrás do portátil que, quando tocada, equivale ao mesmo ponto referente à tela na frente. Como isso será usado precisamente é algo que desafia nossas mentes, mas alguns celulares Android já vêm experimentando esse tipo de controle (tal como o Motorola Spice e o Backflip).

O codinome do PSP2, no momento, é NGP, sigla para “Next Generation Portable” (Portátil de Próxima Geração, em tradução livre). É estranho que o nome não tenha sido anunciado comoPSP2, já que não há nenhum esforço da Sony em tentar se desvencilhar da imagem do produto original.

Em uma comparação de tamanho, o PSP2 (ou NGP) se mostrou levemente maior que seu irmão mais novo, mas manteve sua elegância em todos os sentidos.

Touchscreen do NGP (Foto: Divulgação)
Touchscreen do NGP (Foto: Divulgação)

Além disso, estima-se que o poder de processamento do pequeno seja equivalente ao doPlayStation 3 (!). Hideo Kojima mostrou uma cena de Metal Gear Solid 4, exportada diretamente do console para o portátil, rodando em tempo real, com uma taxa de vinte quadros por segundo, mas é importante mencionar que não houve qualquer otimização no processo.

Alguns jogos foram mostrados, como uma versão portátil de Uncharted, da Naughty Dog. Nele o painel de toque é utilizado para lidar com os obstáculos, atacar os inimigos e escalar objetos. Podia-se balançar o portátil para ganhar impulso ao agarrar-se em cordas, ou até mesmo para mirar com armas. Obviamente, uma opção mais tradicional, o Dual Analog, também estava presente, deixando o jogo até mais próximo de sua versão para PlayStation 3.


Outros jogos estiveram presentes apenas em anúncios e cenas isoladas: Da Sony, temosHot Shots GolfKillzoneLittle Big Planet,Wipeout Resistance. Das empresas terceirizadas, temos Dynasty Warriors, um novo Call of DutyYakuza: Of The End (série paralela com zumbis) e Dungeon Defenders.

Na parte das engines gráficas, a Epic está convertendo a Unreal Engine 3, trazendo o jogo Epic Citadel; e a Capcom trabalha com sua NT Framework, com Lost Planet 2 Monster Hunter.

O CEO da Sony Computer Entertainment, Kaz Hirai, confirmou que o portátil será lançado ainda este ano, mas não foram dadas informações detalhadas, como preço ou data. Poderia, então, ser lançada na E3, em Junho? É uma possibilidade.


Detalhes técnicos

O portátil utiliza um processador Quad-Core Cortex-A9 e um processador gráfico Quad-Core Power VR SGX543MP+, da Imagination Technologies. Como esperado, é um aparelho muito poderoso, fazendo o hardware do Nintendo 3DS comer poeira. A resolução é quatro vezes maior que a do PSP original. Para os jogos, além da memória interna, serão utilizados cartuchos, provisoriamente chamados de “New Game Media”.

Outro detalhe é que não haverá mais mídia física, como no PSP Go, então você pode começar a dar um adeus definitivo aos UMDs. Todo o conteúdo será carregado digitalmente, o que reforça os rumores de que haveria suporte para cartões SD.

Confira abaixo um vídeo teaser da Sony sobre o novo portátil:

Fique agora com um comparativo feito pelo site Kotaku com os dois PSP´s anteriores e outros concorrentes do mercado.

Comparativo do tamanho do NGP com os concorrentes (Foto: Reprodução/Kotaku)
Comparativo do tamanho do NGP com os concorrentes (Foto: Reprodução/Kotaku)
O site especializado em games Kotaku jogou a versão de testes de 'Uncharted' do NGP
O site especializado em games Kotaku jogou a versão de testes de ‘Uncharted’ do NGP  (Foto: Reprodução)

Com o anúncio do Next Gaming Portable (NGP), a Sony revelou também uma lista de games que estariam em desenvolvimento para o videogame portátil que é o sucessor do PSP. O aparelho, que, de acordo com a Sony, deve chegar ao mercado no final de 2011, terá franquias de peso como “Call of Duty”, “Killzone”, “Uncharted” e “LittleBigPlanet”.

Além destes títulos, versões de demonstração de games como “Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots”, com o criador da série de espionagem, Hideo Kojima, falando da enorme capacidade gráfica do NGP, “Lost Planet 2″ e “Yakuza: Of the End” foram apresentados para mostrar o que o “portátil de nova geração” pode fazer para os gamers. Tanto o NGP quando os jogos não possuem data de lançamento e preço definidos.

Confira a lista de jogos que podem ser lançados junto com o NGP divulgada pela Sony:
– “Broken”;
– “Call of Duty”;
– “Dynasty Warriors”;
– “Gravity Daze”;
– “Hot Shots Golf”;
– “Hustle Kings”;
– “Killzone”;
– “Little Deviants”;
– “LittleBigPlanet”;
– “Monster Hunter Portable 3″;
– “Reality Fighters”;
– “Resistance”;
– “Smart As”;
– “Uncharted”;
– “WipEout”;

Com a lista de possíveis games, a Sony apresentou as características do Next Gaming Portable. Entre elas está um processador principal ARM Cortex-A9 Core com quatro núcleos, tela de OLED de 5 polegadas widescreen sensível ao toque com resolução de 960 x 544 pixels, touchpad traseiro utilizado para controlar alguns games, câmeras frontal e traseira, conexão Wi-Fi e 3G à internet, dois alto-falantes e um micrfone embutido, GPS e sensores de movimento que medem seis eixos (três do giroscópio e três do acelerômetro), além de uma bússola eletrônica (mais três eixos).

NGP também roda vídeos em alta definição em sua tela de OLED de 5 polegadas
NGP também roda vídeos em alta definição em sua tela de OLED de 5 polegadas (Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*
Website