Ultimamente tenho tido problemas ao testar a velocidade de minah conexão…. como estamos bem atrasados falando-se de banda larga, tenho tido problemas com meu velox da Oi de 1mb usado residencialmente, o mesmo que tenho comercialmente aqui onde atuo.

Toda vez que efetuo testes que ora eram meus parâmetros para informação de velicidade em um site confiável e bem conhecido o VELOCIMETRO DA RJNET (http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php) tenho tido respostas fora do padrão, não se se o problema ve da velox, ou se o problema é do próprio site, com isto saí em busca de um bom WEBTESTER para conseguir apurar com muita precisão a velocidade e a oscilação da velocidade (coisa muito comum rsrsr) da minha internet.

image

Veja uma tela, NOSSSSAAAAAAAA!!!! estou navegando a mais de 147 megas…. rsrsr que me dera…. um dia chegamos lá.

Como o velocímetro do RJ NET não esta tão confiável, então descidi procurar até encontrar 2 bons marcadores, pois quero saber exatamente o que esta rolando aqui, e só mesmo um bom velocímetro que seja um software ou coisa similar para me dar uma boa precisão.

Entrando em http://speedtest.net/ recebi informações bem legais, como a Taxa de3 UPLOA (taxa de envio) e taxa de DOWNLOA (Taxa de recebimento) descritos de forma bem fácil para mesmo que você não conheça ingles, possa estar testando. Abaixo envio um post da avaliação que demora um pouco mais que a RJ NET mas este é muito mais preciso e muito melhor, mesmo que ainda não considere o ideal.

Ao abrir o site clique em BEGIN TEST

Serão feitos os testes e emitidos os resultados conforme abaixo:

image

A exemplo ele conseguil me mostrar que navego a 0.81mbs de download e 0.24mbs para upload, ou seja estou distante dos 1mbps para DOWNLOAD e dos 0.30mbs de UPLOAD  prometidos pela OI. (isso me lembra o 3G).

Ja andando um pouco mais, descobri também o velocimetro da Info Exame, revista ao qual aprendi e até hoje aprendo muito sobre tecnologia. Ressaltando que o SPEEDTEST faz sua mediação em um software, ele ainda sofre variações e interferencias da velocidade de depuração do flash em seu PC.

Ja com  uma parceria da INFO com o CEPTRO.br. Além de mostrar ao internauta qual a qualidade da conexão, tem como objetivo auxiliar a melhoria da qualidade da infraestrutura de internet no Brasil.`

Seus dados serão soalicitados mas o CERTPRO é uma entidade que preza pela qualidade da internet no brasil e não usa os mesmos para Spam apenas para melhorar a conexão de sua região.

image

Este medidor, mostra precisamente a qualidade de sua conexão e aidna por cima é completamente em JAVA, ou seja o processamento ocorre de forma precisa e mostra para você ao final da análise qual o seu plano e a velocidade atual, motrando também uma análise se a sua banda larga esta em coformidade com os padrões dos planos oferecidos no brasil.

Ressalto que o Velocimetro INFO é sem dúvida um dos mais preciso para medir sua internet aqui no brasil.

Porque é importante verificar a velocidade de sua internet?

A verificação constatne desta é importante para que você esteja sempre cobrando do seu provedor que ajuste a sua velocidade, e requerer seu direito de até 25% da velocidade constatada como no meu caso na imagem acima.

Para fazer o seu teste de banda acesse: http://info.abril.com.br/banda-larga/

se quiser saber mais sobre o sistema Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha – SIMET visite: http://www.ceptro.br/CEPTRO/SiMeT Este tem a qualida do NIC.br e do REGISTRO.br

logo-simet.png

executando o teste, caso ele dê que suia banda esta abaixo do ideal, não deixe de registrar sua indignação ligando para sua operadora e também registrando sua realcamação no www.abusar.org.

A conclusão deste post é que se nós não tomarmos providencias vamos ter internet de 1mb funcionando a 300kbps e pagando como tal. E que também temos que cobrar das autoridades e dos governos que acelerem o Plano Nacional da Banda Larga para que este possa estimular o comércio melhorando a oferta de Banda Larga no Brasil.

Sabino Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*
Website