Ser bem-sucedido profissionalmente e ter horas vagas para outras atividades é possível sim. Especialistas no assunto explicam como tornar isso possível em sua vida!

O monólogo diário dos profissionais bem-sucedidos é quase sempre o mesmo: “Nossa, o tempo voa, já são cinco da tarde e não fiz metade do que tinha de fazer!” Mas, ao contrário do que se pensa, nem sempre a sensação do dia curto é sinal de trabalho em excesso.

Na maioria das vezes, a indisciplina é a grande responsável pela impossibilidade de finalizar as tarefas do dia e, pior, realizar outras atividades como a prática de esportes, fundamental até mesmo para aumentar a produtividade no trabalho. “Hoje, saber conciliar carreira com vida pessoal tornou-se um assunto delicado. A competição acirrada exige um posicionamento mais ativo por parte dos profissionais. Dessa forma, somos obrigados a encarar processos de evolução do mercado com especializações, pesquisas e inovações constantes.

Além disso, a mobilidade tecnológica permite a execução do trabalho em qualquer hora ou local, o que interfere, inevitavelmente, nos momentos que deveriam ser pessoais, e não profissionais”. Entretanto, apesar de muitas pessoas acharem que precisam de mais do que 24h para concluir todas as tarefas planejadas, o dia pode ser bem mais rentável do que se imagina. “Pessoas que fazem bom uso de suas agendas costumam obter melhores resultados no trabalho e na vida pessoal.

O segredo é concentrar suas energias nas tarefas prioritárias e planejar seu dia, sempre. Essa é a melhor forma de conseguir um bom aproveitamento do seu tempo”. Hoje você conta com blogs e softwares que podem auxiliar na organização do sue dia-a-dia, um deles é o www.organizesuavida.com.br, de José Luiz Cunha que ajuda os profissionais com dicas e auxilia na montagem de sua agenda diária para organizar-se melhor e ter mais tempo livre para pensar, namorar, ir a igreja, ir a academia e também praticar outras atividades esportivas ou não com o novo tempo acrescido ao seu dia, resultando da sua nova organização.

Fatores como planejamento, disciplina, organização, objetividade e estabelecimento de prioridades são determinantes para gestão pessoal e profissional. Entretanto, seguir estes fatores à risca é essencial para que o dia seja tão longo quanto se espera. “Um planejamento semanal bem elaborado pode cair por terra quando as atividades diárias preestabelecidas são deixadas de lado por motivos circunstanciais ou urgentes, que atrapalham a produtividade”.

Mesmo com as dicas de especialistas, você, deve estar pensando que não é nada fácil administrar a questão do tempo com tantos compromissos e pressões do dia a dia. Apesar da questão ser um paradoxo, é preciso nos gerenciar, o que requer planejamento.

Afinal, pessoas estressadas não rendem no trabalho e negligenciam a qualidade de vida. E definitivamente não é isso que as empresas querem. O cansaço gera erros por falta de atenção, inibe a inovação e causa, inclusive, dificuldade para trabalhar em grupo.

Abaixo relaciono algumas das prioridades para chegarmos próximos ao gerenciamento de tempo, anotando estas dicas provavelmente você vai conseguir a cada dia evoluir em sua escala pessoal e administrar melhor seu tempo:

1 Avalie o tempo necessário e estabeleça limites – Não trabalhe mais horas só porque não consegue ter o trabalho pronto. Estabeleça prazos para tarefas e informações. Aprenda a gerir o tempo e usar as horas que dispõe da forma mais produtiva possível, depois vá para casa e descanse.

2 Estabeleça prioridades – Faça uma matriz de prioridades identificando a importância e urgência de cada atividade. Geralmente a tendência é a urgência se sobrepor à importância. Acontecimentos urgentes sempre têm vínculo com prioridades e prazos de outras pessoas. Enfoque coerentemente suas prioridades.

3 Planeje o seu dia – Antes de sair, planeje o seu próximo dia de trabalho. Você terá uma excelente sensação de estar com as coisas controladas. Siga seu planejamento, com flexibilidade.

4 Não trabalhe mais horas do que os outros – Preocupe-se em mostrar resultados no período de trabalho. Você terá o reconhecimento do seu chefe como uma pessoa que age rapidamente e entrega os resultados que a empresa necessita, não perdendo tempo com coisas insignificantes.

5 Cheque diariamente seus resultados – Inicie, vença as tarefas e conclua o dia positivamente.

6 Delegue tarefas – Não deixe de delegar as atividades. Tenha clareza na comunicação e certifique-se de que foi entendido no que delegou.

7 Tome nota – Sempre anote todas as suas atividades diárias. Tenha uma agenda e, se possível, auxílio da secretária.

8 Tenha disciplina – Aprenda a dizer “não” em certas situações. Utilize o telefone sem exageros e evite interrupções durante reuniões.

9 Tenha objetividade – Em todas as circunstâncias, como em reuniões, telefonemas e e-mails. Estabeleça uma comunicação breve e objetiva (oral e escrita).

10 Se organize – Evite o acúmulo de papéis, organize sua mesa de trabalho.

11 Respeite seu relógio biológico  – Permita-se momentos de lazer. Estabeleça tempo para atividades isoladas, como elaborar ideais.

Pense na sua vida, pense em sua vida familiar, tenha mais amigos, pratique atividades em grupo no final você vai perceber que trabalha mais e melhor…

fica a dica…

Abraços

Sabino junior

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