Sua Internet não conecta de jeito nenhum nesta segunda-feira (9)? Seu computador pode ser um dos seis mil no Brasil que estão infectados com o vírus DNS Changer. Por isso, o TechTudo preparou um pequeno guia para que você confira se o problema no seu PC tem mesmo alguma relação com configurações de DNS que possam ter sido alteradas pelo malware.

DNS (Foto: Reprodução)
DNS Changer, veja como resolver esse problema
(Foto: Reprodução)

O DNS, ou Domain Name System, é quem permite que um usuário acesse páginas na Internet. A sua função é gerar endereços de IP para que os computadores se
conectem. No entanto, o DNS Changer modifica estes números. O DNS costuma ser disponibilizado pelo seu provedor, porém o vírus fazia uma modificação neste
número e redirecionava os acessos de milhões de computadores em todo o mundo para vender anúncios – assim, eles lucraram US$ 14 milhões (R$ 28 milhões).

Mas o FBI identificou os servidores responsáveis pela farsa e os desligou nesta segunda, causando assim a queda do serviço da Internet para as pessoas que ainda estão com o DNS Changer. Talvez tenha sido isso o que aconteceu com o seu computador. Será?

Como verificar se seu PC tem o vírus

O site DNS-Changer.Eu é a forma mais rápida e prática de fazer a verificação. Basta acessar a página e seguir passos bem rápidos. Desça a barra de rolagem e você vai perceber que a página já idebntificou seu IP, sistema operacional e navegador. Selecione caso a informação esteja correta e clique em start. O processo é bem rápido e dura menos do que um minuto.

Caso o seu computador não esteja com o vírus, uma mensagem em verde irá lhe informar que está tudo bem. Se o PC estiver infectado, a mensagem será vermelha e virá acompanhada de algumas possíveis soluções para o seu caso.

Como remover o vírus do seu PC

O DNS Changer é um trojan como outro qualquer. Por isso, pode ser eliminado de maneira simples, como por exemplo, com a varredura de um anti-vírus tradicional, como o Avira, Kaspersky, McAfee e até mesmo o Windows Defender. No entanto, talvez somente isso não baste. Afinal, remover o vírus pode acabar não recolocando as configurações de seu DNS de volta ao padrão.

Um passo a ser dado depois disso, portanto, é ligar para o seu provedor de Internet e obter um novo número de DNS ou então modificar o número por conta própria. Para reconfigurá-lo, acesse a sessão de Rede no Painel de Controle do Windows. Nas propriedades de sua conexão, basta procurar o “Protocolo de Internet versão 4″. Nesta janela, nas propriedades, clique na opção “obter um endereço de IP automaticamente”.

Caso isso não funcione, entre mesmo em contato com o provedor e obtenha os números de IP, máscara de sub-rede, gateway padrão e servidores de DNS. Insira os dados nos respecivos campos e, pronto, sua máquina está finalmente livre de qualquer rastro do DNS Changer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*
Website